Você sabia que existem benefícios da aromaterapia para a mente e o corpo? Os seres humanos coletam informações com o privilégio de nossos cinco sentidos e aprendem a navegar no mundo ao nosso redor com os benefícios da visão, do som, do paladar, do tato e do olfato. Nossos sentidos, enraizados no mundo físico, também mitigam o mundo imaterial.
Fenômeno menos tangível, como a memória, pode ser diretamente influenciado pela aromaterapia. O sistema olfatório, ligado ao bulbo olfatório na região anterior do cérebro, sinaliza o sistema límbico no cérebro onde a memória reconhece o odor.
A aromaterapia utiliza com eficácia nosso olfato e todas as memórias aprendidas que armazenamos ao longo de nossas vidas como uma forma de regular o humor e as emoções.
Quando esse fenômeno ocorre, nosso cérebro libera substâncias químicas que relaxam e nos acalmam. Essa conexão direta entre mente e corpo é a essência da aromaterapia. Ainda mais emocionante, quando a aromaterapia é usada em conjunto com outras artes de cura, como a massagem, a experiência de cura é aprimorada.
A aromaterapia é um método de utilização de óleos naturais extraídos de plantas com o objetivo de melhorar a saúde física e psicológica. Este óleo é feito com óleos essenciais feitos de várias plantas medicinais, flores, ervas, raízes, frutas e árvores.
Existem vários estudos que mostram que certos tipos de óleos essenciais têm um efeito positivo na melhoria das condições físicas e emocionais de uma pessoa.
Além disso, a aromaterapia oferece vários benefícios à saúde e à mente que você sentirá.
Muitos estudos demonstraram que os óleos essenciais usados na aromaterapia, como o óleo de lavanda, podem proporcionar alívio ao sentir ansiedade ou estresse excessivo.
Acredita-se que o cheiro de lavanda também proporciona um efeito relaxante e controla o sistema nervoso simpático, o sistema nervoso responsável pela resposta ao estresse de lutar ou fugir e seus sintomas físicos, como mãos suadas ou coração disparado.
Por nos ajudar a reduzir o estresse, acredita-se que a aromaterapia também o ajude a dormir melhor. Isso é ótimo para aqueles que têm problemas com insônia, ansiedade ou síndrome das pernas inquietas e coceira à noite que ocorre com frequência, podem usar a aromaterapia para ajudar a dormir. Antes de dormir, experimente ligar o difusor elétrico por uma hora com óleo de lavanda.
Alguns óleos de aromaterapia também têm anti-sépticos que podem ajudar a limpar o ar de bactérias, germes e fungos que irritam a respiração, como tosse ou limpeza.
O óleo da árvore do chá ou da árvore do chá é considerado como tendo propriedades anti-sépticas e anti microbianas, enquanto o óleo de eucalipto é considerado para acalmar a respiração durante resfriados.
A aromaterapia utiliza óleos essenciais naturais para promover o bem-estar físico e mental. Os óleos essenciais têm propriedades diferentes e transmitem uma miríade de benefícios, dependendo dos óleos específicos e da maneira como são misturados e usados.
As pessoas que recebem massagem geralmente solicitam óleos essenciais porque eles adicionam outro nível de complexidade à experiência de cura. Os óleos essenciais entram em nosso corpo pelo nariz e pela pele para promover a saúde e restaurar o equilíbrio em nosso corpo e mente, como por exemplo o óleo de melaleuca.
Alguns óleos têm qualidades restauradoras que ajudam a reduzir a inflamação e a dor, enquanto outros estimulam nosso sistema imunológico. Um dos aspectos mais valiosos da aromaterapia é sua acessibilidade.
Um banho quente reforçado com algumas gotas de óleo de lavanda pode proporcionar uma pausa terapêutica e calmante. As notas mais leves de gengibre, toranja e hortelã-pimenta podem ajudar a aliviar a fadiga. Acredita-se que os aromas de cipreste, manjericão e limão melhoram a função cognitiva.
Você pode desfrutar da aromaterapia usando um difusor de aromaterapia. Um difusor é um dispositivo usado para converter o óleo de aromaterapia em vapor e espalhá-lo por toda a sala. Existem vários tipos de difusores que vão desde a cerâmica (fornalhas) a velas ou que utilizam energia elétrica.