Aprovação nos grandes certames do país exige disciplina e técnicas específicas.
Uma das principais inseguranças das pessoas que prestam concurso público no Brasil é em relação às formas de estudar para a prova. Por serem muito concorridos e oferecerem poucas vagas em comparação ao número de candidatos, os concursos exigem técnicas específicas, motivação e disciplina para que a aprovação seja alcançada.
Estudar para certames abertos de qualquer área demanda um planejamento que considere fatores como os conteúdos cobrados, o tempo disponível para estudo e as metas e os objetivos de cada candidato. Confira outras dicas para estudar para a prova de concurso público de sua preferência.
Este é o primeiro passo para saber como estudar para qualquer prova. Todo concurso público inclui um edital publicado, e é nele que estão as principais informações sobre a prova e a vaga que o candidato disputa.
Leia cuidadosamente todas as partes do edital, com especial atenção à data da prova e ao conteúdo programático que será cobrado no exame. Com essas informações em mente, é possível saber de quanto tempo você dispõe para estudar e quais assuntos devem ser priorizados dentro desse período.
Delimitar um objetivo e estabelecer quais as principais metas para o seu período de estudo é fundamental para que a aprendizagem seja bem-sucedida. Enquanto o objetivo é o ponto ao qual você deseja chegar, as metas são pequenas referências que devem ser alcançadas para que o objetivo se cumpra.
Como exemplo, seu objetivo principal pode ser conseguir a aprovação em determinado concurso ou tirar uma nota específica. Já em relação às metas, as definições são mais curtas e fragmentadas, como ler um capítulo sobre determinado assunto por dia ou fazer todos os exercícios de alguma matéria até uma data específica.
Conhecendo as informações do edital e tendo definidas suas metas, é hora de selecionar os materiais de estudo. A escolha deles depende da área do concurso e do nível a que ele se aplica.
Observe atentamente quais assuntos aparecem no edital e procure por livros, apostilas e materiais digitais sobre o assunto, como cursos on-line, vídeos e grupos de estudantes em redes sociais para organizar seus estudos e se aprofundar. Há ainda cursos on-line específicos para alguns concursos públicos, o que pode ser interessante para quem tem como objetivo ingressar em uma única instituição.
Organizar o tempo de estudos é uma das técnicas mais utilizadas pelos concurseiros de todo o país. Isso porque, além de estimular o estudo de todas as matérias, essa organização ajuda a diminuir as chances de procrastinação e exaustão do estudante.
Em uma tabela, deve-se organizar todo o tempo disponível no dia. Dentro desse tempo, é necessário definir os horários de estudo com suas respectivas matérias ou áreas do conhecimento e delimitar períodos de descanso, sono e lazer.
Estudar na cama, no sofá ou em locais com muita movimentação pode dificultar o rendimento na leitura ou a execução de exercícios. Se possível, opte por ter um ambiente específico para estudos, com uma mesa espaçosa, uma cadeira ergonômica, pouco ruído ao redor e iluminação adequada.
Caso não seja possível estabelecer um espaço destinado exclusivamente aos estudos, procure estudar sempre no mesmo local, preferencialmente em períodos de silêncio e pouca interferência de outras pessoas ou animais domésticos.
Manter os estudos por semanas ou meses a fio pode ser difícil, mesmo quando o objetivo é muito desejado. Por isso, procure diferentes formas de se manter motivado para alcançar a aprovação no concurso.
As maneiras de se motivar são muito individuais e dependem de como cada concurseiro encara esse período da vida. Algumas das formas mais comuns são colocar frases em post-its na parede, acompanhar pelas redes sociais a rotina de quem já conquistou a vaga ou anotar em algum lugar o que te faz desejar aquele objetivo.
De forma alguma os estudos para certames devem desconsiderar os períodos de descanso e lazer. Além de fundamentais para a saúde física e mental do estudante, eles ajudam a relaxar o cérebro para os próximos períodos de estudo. Portanto, procure manter uma rotina de sono, separar momentos para ficar com a família e os amigos e realizar outros hobbies, como ver filmes ou ouvir música.