Está difícil manter o foco aí também?
Está difícil manter o foco aí também?
Confira 5 ações que você pode fazer hoje mesmo para ajudar a manter seu foco e sua produtividade durante o dia!
Hoje em dia, as nossas rotinas estão cada vez mais corridas. É o trabalho que precisamos nos dedicar, estudos que temos que fazer, cuidados com o nosso corpo, casa, filhos, famílias e muito mais.
A lista de tarefas parece que nunca ficou mais longa e isso pode acabar tirando o nosso foco e conforto em casa. Afinal, com tantas coisas para realizar, é comum que ao chegar em casa não conseguimos nos desligar de tudo.
E o pior é que isso pode tirar o nosso foco. Atualmente, muitas pessoas têm dificuldade para se manter focada em uma atividade, e acabam procrastinando muito ao longo do dia.
Por isso, se você quer ter uma rotina mais saudável e conseguir focar nas suas atividades para não trazer trabalho para casa, confira as 5 dicas que separamos abaixo que podem te ajudar muito!
1. Elimine as distrações
O primeiro passo para manter o foco é se afastar daquilo que te distrai no dia a dia. Geralmente, o celular, as redes sociais e as mensagens recebidas de aplicativos costumam ser os principais vilões que mantém você distraído da sua atividade principal.
Para não deixar que eles acabem com seu foco, você pode aplicar algumas medidas simples que ajudam a manter você mais disciplinado, como deixar seu celular em outro cômodo ou então bloquear os sites que levam as redes sociais no seu computador.
Outra ação interessante que pode ser feita é configurar o seu celular para o modo de trabalho. Hoje em dia, alguns smartphones já vem com essa configuração em que ele bloqueia o uso e as notificações de aplicativos que não são relacionados ao trabalho.
Isso pode ajudar a manter você mais focado em finalizar a sua atividade sem maiores distrações.
2. Crie um ambiente que engatilhe o seu foco
Basicamente, o nosso cérebro funciona por meio de gatilhos que fazem a gente realizar alguma ação específica. E quando se trata de manter o foco para fazer determinadas atividades, você também pode criar gatilhos para que você consiga focar mais facilmente.
Nesse sentido, um dos principais gatilhos que você pode criar é no ambiente que você vai realizar a atividade. Para isso, você pode buscar sempre organizar seu ambiente de uma forma específica antes de realizar a atividade de foco.
Isso pode ser coisas simples como encher uma garrafinha com água ou até mesmo arrumar seu ambiente de trabalho.
Ao fazer isso toda vez antes de iniciar uma atividade específica, você consegue criar um gatilho para que seu cérebro entenda que aquele é um momento que você precisa focar.
Fazer isso é importante porque o nosso cérebro só entende algo a partir de comportamentos. Dessa forma, se você quer ter mais foco, precisa saber como comunicar isso por meio de comportamentos para que seu cérebro ative esse gatilho.
3. Não tente ser multitarefa
Tentar realizar várias atividades ao mesmo tempo é totalmente o oposto de ser uma pessoa focada. Aqui precisamos considerar que o nosso cérebro não tem a capacidade de realizar duas coisas juntas.
Podemos até tentar fazer isso, mas no decorrer da ação vamos perceber que o nosso foco será investido em somente uma tarefa, fazendo com que a outra não se complete, ou fique mal feita.
Portanto, para manter o foco é necessário escolher apenas uma tarefa e se dedicar para concluí-la. Quando terminá-la, faça uma pausa de 5 a 10 minutos, para descansar um pouco antes de seguir realizando outras atividades.
Esse pequeno momento de pausa é o que vai ajudar você a ter mais energia e disposição para realizar as demais demandas do dia.
4. Se imagine fazendo a tarefa antes de realizá-la
Muitas vezes, quando pensamos em realizar uma atividade, podemos ficar extremamente focados no resultado que aquilo trará. Mas, focar no resultado em si, na verdade, não ajuda muito a alcançá-lo.
O que realmente ajuda é pensar no processo que precisamos passar para atingi-lo. E, para se preparar melhor, pode ser interessante visualizar a sua atividade antes de começar a trabalhar nela.
Ao fazer isso, você já consegue pensar nas principais dificuldades dela e como superá-las, o que pode ajudar você a ficar mais disposto e ter mais foco no momento em que realmente trabalhar nela.
5. Organize seu dia
Algo que pode tirar muito seu foco é não ter clareza sobre o que você realmente tem para realizar naquele dia. Isso pode fazer com que você perca a atenção e procrastine mais para realizar as suas atividades.
Por isso, buscar organizar seu dia e começar a fazer um checklist pode ajudar você a ficar mais focado, já que você saberá o que precisa fazer ao longo do dia.
Outro ponto que pode ajudar no seu planejamento é estipular um tempo específico que você vai passar em cada atividade do dia. Isso ajuda você a se manter focado durante a realização da tarefa porque tem um limite de tempo para finalizá-la.