Gosta de viajar? Veja 7 carreiras para seguir no setor de turismo
Vai prestar vestibular e tem dúvidas sobre qual carreira seguir? Confira algumas oportunidades do setor de Turismo.
Viajar é muito bom! Conhecer novos lugares, culturas, pessoas. Já imaginou sempre ir para vários locais dentro e fora do Brasil? E o melhor de tudo: ganhando para isso? Essa é a realidade do profissional de turismo.
E muito se engana quem pensa que esse profissional só atua em agências de viagem. Essa é uma das possibilidades, mas existem mais carreiras para você seguir.
1 – Agente de viagens
Responsável por fazer roteiros de viagens, pesquisar hotéis e passagens para seus clientes, esse profissional pode atuar em agências de viagem ou de forma autônoma. Se optar por esta última, poderá fazer roteiros e trajetos personalizados, além de pesquisar locais de hospedagem e meios de viagem que sejam melhores para quem vai viajar.
Caso opte por trabalhar em agência, o profissional terá que seguir os roteiros já determinados pela empresa, sem poder inovar ou modificar os trajetos. Além disso, muitas agências de viagem fazem pacotes e associações com companhias aéreas e hotéis, o que deixa pouco espaço para criar e personalizar o roteiro com seus clientes.
2- Hotéis e pousadas
O profissional de turismo, além de viajar e planejar viagens, pode executar diversas funções em hotéis e pousadas. Ele pode ser recepcionista, camareiro, concierge, recreador e até mesmo gerente desses estabelecimentos.
Durante a formação do turismólogo, ou seja, de quem faz o curso de Turismo, ele aprende diversas matérias de administração e contabilidade. Dessa forma, ele pode administrar seu próprio hotel ou auxiliar na gerência de outros. Mas veremos isso mais à frente.
3 – Bares e restaurantes
Outra área pouco explorada é a Gastronomia. Graças ao aprendizado sobre diversas culturas e países, o turismólogo pode atuar em restaurantes nacionais e internacionais.
No entanto, para ter uma formação mais completa para ser, por exemplo, chef de cozinha, é aconselhável fazer cursos na área. Dessa forma, além de preparar os pratos, você também saberá a história e o país por trás deles. Caso cozinhar não seja o seu forte, você também pode atuar como garçom ou bartender.
4- Ecoturismo
Também conhecido como turismo de aventura, é perfeito para quem gosta de esportes de caráter recreativo e não competitivo. Inclusive é esta a definição dada pelo Ministério do Turismo. Estão nessa categoria o arvorismo, escalada, tirolesa, mergulho, pára-quedas e asa delta.
Quem deseja seguir esta carreira, no entanto, não precisa apenas ter o diploma do curso de Turismo. Também é necessário ter experiência na área, fazer cursos e provas. Em montanhismo e escalada, por exemplo, é necessária uma experiência mínima de cinco anos de prática, além de passar nas provas.
5- Transportes de passageiros
Claro, existem taxistas e motoristas de aplicativo que, se tiverem uma formação em Turismo, podem conseguir mais trabalhos e clientes. No entanto, aqui vamos além: estamos falando do motorista profissional.
Motorista de companhias de ônibus, além de terem um entendimento mínimo em Turismo, também devem ter carteira de motorista na categoria D. Caso não queira trabalhar para uma empresa particular, você mesmo pode abrir a sua agência de viagens de excursão e, além de dirigir, também organizar os roteiros e passeios turísticos.
6- Eventos de passeios e negócios
Já pensou usar a sua formação acadêmica em Turismo e organizar eventos para mais de 100 mil pessoas? Essa é outra possibilidade de carreira bastante promissora no setor.
Com a pandemia, muitos eventos foram cancelados e a área sofreu uma grande retração. Entretanto, com as vacinações cada vez mais adiantadas e as viagens internacionais voltando ao normal, já é possível pensar em eventos de todos os tipos, seja de lazer ou negócios.
7- Administração de hotéis
A área de Turismo no Brasil é uma das que mais oferecem oportunidades. E isso inclui ter um negócio próprio. Ao invés de administrar outras pousadas e hotéis, que tal investir na sua própria empresa?
Muitas vezes temos uma mãe ou tia que cozinham super bem e sempre pensaram em abrir um restaurante. Que tal juntar a sua habilidade com a delas e fazer um local de repouso e alimentação? Não precisa ter muitos quartos ou muito luxo: basta ser confortável e estar localizado em um lugar com bastantes turistas.